UNIVERSIDADE DAS QUEBRADAS
O Projeto de extensão Laboratório de Tecnologias Sociais Universidade das Quebradas do PACC/UFRJ é uma experiência acadêmica de extensão na área da cultura que pretende consolidar um ambiente de troca entre saberes e práticas de criação e produção de conhecimento, articulando experiências culturais e intelectuais produzidas dentro e fora da academia.
Este projeto pretende ser de duas vias: assim como as comunidades que estão produzindo cultura, mas não têm acesso à produção intelectual das Universidades, também a comunidade acadêmica denuncia carência similar em relação ao acesso a outros saberes e formações culturais fora da Universidade.
Programa Avançado de Cultura Contemporânea – PACC
Fórum de Ciência e Cultura – FCC/UFRJ
e-mail: universidadedasquebradas@pacc.ufrj.br
O que queremos
Promover produção de conhecimento e a criação artística estimuladas pelo encontro e pelo diálogo entre a comunidade acadêmica brasileira e produtores de cultura e artistas da periferia.
A Universidade das Quebradas quer instituir-se como um ambiente, um espaço de interação entre os vários saberes que compõem a textura da cultura contemporânea.
O que fazemos
Um programa de extensão de ponta na área da cultura com sustentabilidade e que se torne referência na área;
Abrir o espaço acadêmico da UFRJ para as diversas comunidades culturais da cidade;
Oferecer formação ampliada para produtores culturais e artistas das periferias através de encontros presenciais e virtuais com uso intensivo de novas plataformas digitais de interação;
Promover o encontro produtivo entre pesquisadores da UFRJ, pensadores, participantes de projetos culturais das periferias e alunos universitários incentivando o debate, a pesquisa e a produção de conhecimento compartilhada;
Estimular a produção compartilhada de artigos, textos, vídeos e produções teatrais atingindo diferentes públicos.
Dinamizar o espaço da internet (www.universidadedasquebradas,pacc,ufrj.br) para a formação de redes e divulgação de resultados.
Por quê?
É ainda raro na academia o desenvolvimento de espaços permanentes de diálogo, capacitação e criação compartilhada entre segmentos culturais diversificados.
O Projeto Universidade das Quebradas por sua vez, pretende atender a essa demanda que hoje se torna urgente em função do atual impacto do desenvolvimento da cultura das periferias e dos recursos gerados pelas novas plataformas digitais.
É a criação e a implementação desse espaço que este projeto propõe como um novo formato de política de extensão na UFRJ.
Para quem?
Produtores culturais e artistas das comunidades que desenvolvem trabalhos importantes na área cultural , alunos de graduação das diversas universidades do Rio de Janeiro e interessados em geral.
Como?
O Projeto oferece aulas semanais, seminários, palestras, oficinas e laboratórios definidos em função do desenvolvimento e das demandas do Programa.
A duração do Programa é de um ano.
A carga horária total é de: 216 HORAS
São 50 alunos na unidade da UFRJ, e o público potencial da rede.
A Universidade das Quebradas possui um Edital anual para a seleção dos participantes do projeto
O Programa da Universidade das Quebradas atuará em seis áreas de produção cultural: Filosofia, História, Literatura, Artes Visuais, Arquitetura, Teatro, Dança, Música e Cultura Digital. O programa cobre os momentos decisivos da formação cultural, a saber: Antiguidade, Romantismo, Modernismo e Contemporaneidade.
Durante o período do curso, o aluno terá acompanhamento e orientação de seu projeto de pesquisa por professores e pesquisadores da UFRJ.
Ao final do ano os projetos avaliados e receberão um certificado de extensão da UFRJ.
O site da Universidade das Quebradas oferecerá suporte de conteúdo aos alunos e permitirá a ampliação da troca entre alunos e professores. Além de contar com uma videoteca com o registro das aulas e outros vídeos e uma linkoteca com referências bibliográficas para aumentar o escopo da aula.
A presença do projeto nas principais mídias sociais amplia as redes de troca de experiências em torno de temas e interesses em comum, promovendo relacionamento baseado no conceito de co-criação.
O projeto Universidade das Quebradas trabalha em parceria com:
Museu de Arte do Rio (MAR)
Fórum de Ciência e Cultura UFRJ
Pró Reitoria de Extensão UFRJ
Agência de Inovação UFRJ
Redes Maré
Escola Superior de Publicidade e Marketing (ESPM)
Festa Literária das Periferias (FLUP)
Projeto Rio de Encontros (O Instituto)
Casa Fluminense
Fundação Carlos Chagas Filho de Amparo à Pesquisa do Estado do Rio de Janeiro (FAPERJ)
Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPQ)
Conselho Diretor
Alessandro Buzo (escritor e coordenador Suburbano Convicto)
Anabella Paiva (Instituto Pereira Passos)
Charles Siqueira (ING)
Dudu de Morro Agudo (rapper e coordenador Movimento Enraizados)
Eliana Souza Silva (Diretora REDES da Maré e PR5/UFRJ)
Eliane Costa
Gringo Cardia (designer, cenógrafo e coordenador Spectaculu)
Ilana Strozenberg (O Instituto e PACC/UFRJ)
Manoel Ribeiro (arquiteto e urbanista)
Marcus Vinícius Faustini (Superintende de Cultura e Sociedade – SEC/RJ)
Paul Heritage (University of London)
Silvia Ramos (Centro de Estudos de Segurança e Cidadania – CESeC)
Vera Saboya
Vilma Guimarães
Coordenação Heloisa Buarque de Hollanda (PACC/UFRJ) e Numa Ciro (PACC/UFRJ)
Secretária Executiva Rosângela Gomes
Orientação Pedagógica Adriana Schneider e Dani Balbi