LABORATÓRIO DA PALAVRA
Esse projeto pretende implementar o Laboratório da Palavra, resultado das pesquisas que estão sendo realizadas no PACC sobre as questões sugeridas pela emergência das novas tecnologias no campo da literatura. A partir da democratização do uso da internet e das novas mídias digitais a experiência criativa tanto do autor literário quanto de seu leitor foi ampliada radicalmente. As novas práticas da palavra e sua hibridização com as artes visuais, sonoras e cinéticas vêm promovendo a web como um enorme laboratório das possibilidades expressivas da palavra. Por sua vez as mídias digitais, utilizando como base tecnologias de realidade virtual, realidade aumentada, computação de alto desempenho, modelagem computacional tridimensional, computação gráfica, sistemas hipermídia, caverna digital (CA VE), QRCode , etc, marcam um momento ímpar que não pode ser desconhecido pelos teóricos e pesquisadores da área de Letras. Consequentemente novos profissionais surgem criando plataformas digitais para a criação e para o mercado livreiro, solicitando novos especialistas e técnicos na área. O autor e o redator técnico de diversas áreas, o revisor para projetos digitais, o produtor editorial, o mediador de leitura como o fenômeno fan fiction demostram necessidades de novas formas de treinamento e capacitação. A pesquisa sobre o impacto das novas tecnologias na produção e consumo literários tornou-se urgente e indispensável Assim, o Laboratório pretende ser um espaço agregador , que receba todos os atores da edição impressa e da digital, com o objetivo de estimular o trabalho colaborativo relativo às inovações de conteúdos, difusão, pesquisa e desenvolvimento sobre a literatura em base digital, num processo de compartilhamento de conhecimento. Para isso, já estabelecemos parcerias com outros centros de pesquisa na área. O Laboratório de Métodos Computacionais em Engenharia (LAMCE/COPPE-UFRJ) e o PACC (Programa Avançado de Arte e Cultura Contemporânea) têm sido parceiros de alguns outros projetos desenvolvidos na Faculdade de Letras da UFRJ. O sucesso dessa parceria diz respeito ao acúmulo de capital de conhecimento tecnológico e artístico-cultural de ambos. No caso específico deste projeto, o apoio dos LAMCE/COPPE-UFRJ se dará na articulação e supervisão das atividades relacionadas ás práticas experimentais de criação e edição em base digital. Já o PACC- Letras/UFRJ, por ser um fórum de difusão de novas pesquisas na área da cultura, letras e artes, no nível de pós-doutorado, acreditamos que o intercâmbio das experiências entre alunos de graduação e pesquisadores de Pós-Doc poderá criar um fluxo contínuo de reflexão /ação/ reflexão, especialmente no processo da produção da avaliação dos caminhos desenvolvidos por este projeto
Os participantes terão créditos de extensão da Faculdade de Letras. É importante lembrar que hoje, pela resolução CEG no 02/2013 está regulamentado o registro e a inclusão das atividades de extensão nos currículos dos cursos de graduação da UFRJ com a reserva mínima de dez por cento do total de créditos exigidos para a conclusão da graduação. O laboratório pretende, portanto, atender também a esta resolução criando novos cursos e metodologias de pesquisa e qualificação, para o cumprimento desta resolução.
Objetivos
O objetivo geral deste projeto é criação de um programa de pesquisa e formação trazendo pesquisadores, autores, livreiros, editores, bibliotecdários , programadores, especialistas em questões de direitos autorais e de marketing digital. Também atuarão no programa especialistas e atores dos start ups, segundo os temas que serão desenvolvidos a cada semestre. O Laboratório pretende estimular a criação literária nos divewrsos formatos e criando um espaço de co-working que agregue todas as etapas da produção de um livro. Para isso a aquisição a de uma ilha de edição para impressão on demand é imprescindível
Metas
1. Implementação do Laboratório da Palavra, Leitura e Edição/ Letras/UFRJ;
2. Criação de oficinas de técnicas de editoração digital:
4. Dar acesso, para criadores e produtores de literatura, às novas plataformas de editoração, assim como a ambientes imersivos, interativos e híbridos, para a criação textual com base nas tecnologias de Realidade Virtual e Aumentada, computação gráfica, modelagem computacional em 3D e sistemas hipermídia, com apoio do LAMCE (Laboratório de Modelagem Computacional da Engenharia/COPPE/UFRJ);
5. Consolidar um espaço editorial de ponta tanto para a pridução em base digital quanto no format da impressão on demand.
6. Abrir o trabalho da universidade para parcerias institucionais e para a sociedade num formato de co-working.
Justificativas
A Faculdade de Letras entende como sua responsabilidade, para além da formação de pesquisadores, professores e críticos, a formação de profissionais na área do livro e da leitura seja como autores, tradutores, mediadores de leitura, revisores e editores. A demanda neste sentido foi gerada por um contexto totalmente novo para o livro, a partir das presenças de novas plataformas de publicação, e a Faculdade de Letras até hoje não respondeu a esta demanda. Além de diversificar as áreas de capacitação dos alunos de Letras, cuja inserção no mercado, não especificamente acadêmico, tem se mostrado problemática, a conjunção num mesmo espaço colaborativo das áreas de criação , experiências com as novas linguagens digitais, no exercício crítico, historiográfico, mercadológico, além do debate contínuo sobre o ecossistema do livro vai trazer para a Faculdade de Letras (com o apoio Agência de Inovação da UFRJ e do Laboratório de Modelagem Computacional da Engenharia(LAMCE) um espaço de inovação necessário e mesmo urgente à expansão do ensino e da prática na área de Letras.
Com direito aos equipamentos do LAMCE, e aos computadores existentes no Laboratório da Palavra, estamos em busca de de um aparelho quase professional que permita a impressão de livros on demand. Assim, o Lab e as instituições envolvidas ganharão agilidade e competência no setor editorial, cabível para uma unidade como a Faculdade de Letras.
Resultados Esperados
1. Criar um espaço de pesquisa avançadas sobre o ecossistema do livro.
2. Criação de um laboratório completo de criação, editoração e publicação.
3. Formação de profissionais ligados ao livro Impresso e digital
4. Otimização e agilização das formas de publicação de estudos , teses e pesquisas acadêmicas na Faculdade de Letras e instituições associadas.
Impactos esperados no RJ e País
A pesquisa e a produção experimental de livros tornou-se fundamental e mesmo urgente na medida em que responde a um momento no qual as editoras estão se posicionando entre o livro impresso e o digital e cada vez em certos casos , optando pelo trabalho da impressão on demand já fartamente utilizada pelas editoras estrangeiras.
Desta forma , a criação de um espaço de pesquisa e produção em torno do livro terá certamente um grande impacto na cadeia de produção do livro.