LABORATÓRIO MULHER E UNIVERSIDADE (Lab M)
É inadiável que a Universidade pense as relações de gênero em seus espaços docentes e discentes e, sobretudo, as perspectivas teóricas, epistemológicas e metodológicas vigentes nos trabalhos acadêmicos e científicos.
O Lab propõe ações experimentais de pesquisa, ensino e extensão , bem como documentação e acervo que interpelem a autoridade epistemológica eurocêntrica e heteronormativa gerando um ambiente acadêmico mais inclusivo.
O Lab M - UFRJ inaugura um espaço, aberto e permanente, de articulação interdisciplinar para os estudos de gênero no campo acadêmico.
O Projeto
O Lab é uma iniciativa de professoras doutoras da UFRJ vindas da vivência de diferentes campos de saber e disciplinas: Letras, Filosofia, Sociologia, História da Ciência, Comunicação, que pretende agregar pesquisadores, professores, alunos de pós graduação, graduação, artistas e ativistas de dentro e de fora da UFRJ, formando grupos de pesquisa, debates, e documentação e oferecendo cursos.
É mais um projeto do Programa Avançado de Cultura Contemporânea (PACC) uma linha de pesquisa do Departamento de Ciência da Literatura , Faculdade de Letras, UFRJ. O PACC, criado em 1994, é um programa de pesquisa pós-doutoral em Estudos Culturais que reúne atualmente cerca de 45 pesquisadores doutores em seus seminários mensais, sendo que em torno de 500 pós-doutores de todo o país já participaram deste Programa. As pesquisas do PACC, geraram até agora dois grandes Laboratórios, ambos com auxilio do CNPq e FAPER.
O primeiro é um laboratório de tecnologias sociais, a Universidade das Quebradas, que desde 2009 já recebeu mais 500 artistas, poetas e escritores das periferias do Rio de Janeiro. A Universidade das Quebradas recebeu os prêmios “FAPERJ 30 anos” e “Faz a Diferença” do jornal O Globo (mais informações www.unioversidadedas quebradas.pacc.ufrj.br )
O segundo, criado há quatro anos, é o Laboratório da Palavra, Laboratório que engloba o projeto Polo Literário, experiência apoiada pelo CNPQ, oferecendo pesquisa, seminários, palestras e oficinas atingindo todo o ecossistema do livro ou seja, do autor ao leitor passando por criação, revisão (e os demais processos da produção editorial impressa e digital) tradução, crítica, recepção, bibliotecas, livrarias, e-commerce. O Laboratório da Palavra causou grande impacto na comunidade discente da Faculdade de Letras levando a Direção da Faculdade de Letras a considerar a criação de um Bacharelado específico.
Desde 2015, nota-se uma emergência inesperada do feminismo, agora protagonizado por jovens e com uso estratégico das mídias siciais. O impacto do feminism faz-se na academia através da formação de coletivos e grupo de estudo, e o aumento significativo de dissertações e teses sobre as relações de gênero. Os objetos e os campos de pesquisa de tais trabalhos acadêmicos abordam diversas questões como raça, intereseccionalidade, violência, saúde, trabalho, família, sexualidade e outras. Curiosamente a comunidade acadêmica trabalha minoritariamente com o próprio tema da mulher da academia.Um problema multifacetado que envolve relações de poder, descriminação, perspectivas epistemológicas, teóricas e metodológicas.
Por outro lado, a linha de pesquisa Literatura Comparada a que o PACC está vinculado, na área de Literatura Comparada do Programa de pós-Graduação em Ciência da Literatura da UFRJ vem sinalizando um movimento concreto de demanda para existência de um espaço agregador desses estudos e questões. Este projeto pretende responder a esta demanda.
Objetivos
Criar na UFRJ um espaço de pesquisa, ensino, debates e documentação sobre as relações de gênero no campo acadêmico integrando as diversas Unidades e áreas do conhecimento da UFRJ
Produzir um Mapeamento semestral de cursos sobre gênero e diversidade que estejam sendo oferecidos nas diversos Departamento da UFRJ, bem como nas demais universidades do Rio de Janeiro e divulgar suas ementas e horários integrando de forma interdsciplinar,- ainda que virtualmente- , a área de estudos sobre relações de gênero. Esta grade será divulgada, em todas as Unidades , no período das inscrições.
Oferecer e coordenar cursos de Pós Graduação, Graduação e Extensão semestrais em três dos campi da UFRJ: Fundão, IFCS, Praia Vermelha.
Criar uma Biblioteca Virtual específica sobre a produção acadêmica de mulheres integrada à Biblioteca Virtual do Pensamento Social Brasileiro/ Fiocruz. Este acordo já está firmado.
Promover palestras, seminários e um Encontro Anual sobre Contra-Epistemologias com a participação de convidados da área de ciências, tecnologia e humanidades